quinta-feira, 14 de junho de 2012

Alfavaca-cravo


 
Nome cientifico: Ocimum gratissimum

Nomes populares: alfavacão, favacão

Propriedades medicinais
 Suas folhas e ramos são aromáticas e usadas empiricamente nas práticas caseiras como estimulante, carminativa, diurética e na forma de banhos contra  gripes em crianças. É também um excelente tempero culinário, para carnes e massas.
 A coleta para fins medicinais fica condicionada a horários definidos. Em torno de 12:00h para o preparo de enxaguatório bucal aproveitando o eugenol (antisséptico) (77,35%) e, antes da 9:00n ou depois das 16:00h, para aproveitar o 1,8  cineol (12,1%) princípio balsâmico de ação antisséptica pulmonar e expectorante para banhos antigripais em crianças. Esta  planta age como larvicida e repelente de insetos de longa duração (mais de 2h). Seu óleo essencial tem ação bactericida e analgésica de uso em odontologia.

Forma de preparo:
 CHÁ DA ALFAVACA-CRAVO
Colocar um punhado de folhas e flores dentro de uma xícara das de chá, adicionar água fervente, abafar, deixar amornar e coar.

Quando e como usar
Indicação: Aftas, tratamento auxiliar do mau hálito, anti-séptico bucal.
Modo de usar: Fazer bochecho com o chá durante três minutos, quatro vezes ao dia. Repetir o tratamento durante o tempo necessário à cura.

BANHO DO CHÁ DA ALFAVACA-CRAVO
Modo de preparar
Colocar seis ou sete punhados de folhas e flores e dois litros de água em fervura, desligar o fogo, abafar e deixar em infusão de quinze a vinte minutos, coar.

Quando e como usar Indicação: Gripe.
Modo de usar: Amornar a água do banho e adicionar o chá na água. Fazer um banho demorado e não enxaguar. Não se deve sair de casa depois do banho. O melhor momento de fazê-lo é antes de se deitar.

3 comentários: