Quais são os projetos



QUAIS PROJETOS ESTÃO VINCULADOS ATUALMENTE AO PROGRAMA DE EXTENSÃO “PLANTAS MEDICINAIS” DA UFPR, Campus PALOTINA?

 1. “É hora do chá nas escolas” visa estimular o uso das plantas medicinais entre as zeladoras das escolas estaduais e municipais de Palotina e resgatar, através de entrevistas, informações sobre o uso popular das plantas. Pretende-se iniciar as atividades com as zeladoras da Escola Estadual Barão do Rio Branco e da Escola Municipal Joaquim Monteiro Martins Franco. Posteriormente, as atividades serão estendidas a outras escolas de Palotina. Envolvidos diretamente nas ações: Professora Suzana Stefanello (coordenadora); Professora Carina Kozera (vice-coordenadora); Acadêmicos: Daniela Fumagalli; Mariele Pasuch de Camargo; Fabiane Fernanda Bruning; Luisa Carolina Baccin; Carine Cantu.

2. “Descobrindo as receitas da vovó” tem como objetivo resgatar o uso de preparações caseiras à base de plantas medicinais. Alunos do CEMIC (crianças de 7 a 14 anos) e do Colégio Cecília Meireles (alunos do 7º ano fundamental e do 2º ano do ensino médio) resgatarão através de levantamento etnofarmacológico as receitas caseiras utilizadas pelos seus familiares no tratamento de doenças em humanos e em animais. Envolvidos diretamente nas ações: Professora Bettina  Monika Ruppelt (coordenadora); Técnica Dircelei Sponchiado (vice-coordenadora); Acadêmicos: Giovane Franchesco de Carvalho; Danielle Alexandra Maciel Matteo; Stela Veit Perius; Priscila Marchioro; Fernando Garrido de Oliveira; Marlon Peterlini; Daiana Harmatiuk.

3. “Plantas Medicinais nos clubes de mães de Palotina/PR” tem como objetivo principal difundir o uso popular de plantas medicinais, disponibilizando conhecimentos científicos sobre a forma correta da utilização dos infusos, decoctos, xaropes e auxiliando na identificação correta das espécies medicinais. O público-alvo são as mulheres que participam dos clubes de mães. Envolvidos diretamente nas ações: Professora Roberta Paulert (coordenadora); Professora Patricia da Costa Zonetti (vice-coordenadora); Acadêmicos: Monica Regina de Matos; Talita Flaviane Martins Pivetta; Gefferson Almeida da Silva; Angelo Henrique Canan Korber.




INTER-RELAÇÃO EXTENSÃO-ENSINO


A interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade permeiam os projetos que trabalham com plantas medicinais, pois são necessários conhecimentos nas áreas de botânica, agronomia, ecologia, farmacologia, toxicologia, sociologia, fitoquímica, etnofarmacologia, etnobotânica, clínica médica, controle de qualidade.

INTER-RELAÇÃO EXTENSÃO-PESQUISA

Projetos de Pesquisa da UFPR Campus Palotina com Plantas Medicinais:

1. Integrando pesquisa-extensão: atividade antimicrobiana de plantas medicinais
Descrição: As propriedades antimicrobianas de compostos do metabolismo secundário vegetal têm sido reconhecidas empiricamente durante séculos. A atividade biológica de extratos de plantas medicinais é orientada pelo uso popular das espécies nativas como forma de bioprospecção para a descoberta de novos antibióticos. Grande parte das plantas medicinais é rica em taninos, terpenos, flavonóides, saponinas, fenóis, e quinonas que apresentam propriedades fitoterápicas relacionadas ao controle de microrganismos e muitas dessas características já estão comprovadas cientificamente como as da aroeira, alho, alecrim. A flora brasileira é riquíssima em espécies com princípios ativos de importância biológica e terapêutica, com potencialidades não apenas de utilização na medicina natural como também na agricultura para o controle integrado de pragas e doenças de plantas cultivadas. A atividade antimicrobiana de diferentes espécies de plantas medicinais, incluindo aquelas nativas do Oeste do estado do Paraná, será estudada frente a uma ampla variedade de microrganismos incluindo bactérias e espécies fúngicas. A atividade biológica dos extratos das plantas será orientada pelo uso popular de acordo com as informações obtidas através de questionários semiestruturados aplicados às participantes dos clubes de mães de Palotina-PR. As aplicações práticas dessas atividades poderão ser utilizadas em humanos, animais bem como na indústria de alimentos e como estratégia alternativa no controle de doenças de plantas.
Coordenação: Profª. Roberta Paulert
Professores participantes: Bettina Monika Ruppelt Pereira; Vivian Carré Missio; Patricia da Costa Zonetti
Acadêmicos participantes: Suélen Pujarra, Fernando Garrido de Oliveira

2. Bioatividade de extratos de plantas medicinais sobre plantas daninhas
Descrição: Uma das alternativas para complementar os métodos tradicionais de manejo de plantas daninhas, buscando diminuir o uso de produtos químicos com alta toxicidade e resolver em parte o problema de espécies com biótipos resistentes aos herbicidas, é através dos estudos de alelopatia, buscando através de bioensaios indícios de possíveis interações entre determinada planta e a planta daninha. Os bioensaios, como os sugeridos neste projeto, canalizam esforços futuros para estudos da composição fitoquímica, isolamento e posterior aplicação do produto em escala no controle de plantas daninhas. Assim, este projeto visa avaliar o efeito de extratos vegetais de diferentes plantas medicinais sobre a germinação e crescimento inicial de plantas daninhas. As plantas daninhas escolhidas serão aquelas com alta incidência na região oeste do Paraná e de difícil controle, entre estas: buva, capim-amargoso, picão-preto e caruru.
Coordenação: Prof. Patricia da Costa Zonetti
Vice-coordenação: Prof. Leandro Paiola Albrecht
Professores participantes: Bettina Monika Ruppelt Pereira; Roberta Paulert
Acadêmicos participantes: Tharyn Reichel; Jéssica Fernanda Barazetti; Angelica Luana Kehl da Silva; Joel Rodrigues dos Santos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário